Foi oficialmente apresentado hoje 18 de Dezembro, em Pirassununga, na Academia da Força Aérea o novo avião da Esquadrilha da Fumaça. Durante a cerimônia será procedida a passagem de comando do Esquadrão, atualmente sob o comando do TCel Aviador Esteves que passará o cargo ao TCel Aviador Marcelo Gobett Cardoso.
Durante o evento, restrito ao público interno, o novo vetor da Fumaça será apresentado já com o novo design gráfico de sua pintura, baseado na Bandeira do Brasil. Além de manter o atual design de detalhes em verde, amarelo e azul o avião terá em seu leme a pintura de uma bandeira brasileira tremulando ao vento, ficando bem visíveis o globo azul com as estrelas representativas dos estados e a faixa branca Ordem e Progresso.
No total o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) receberá uma dotação de 12 aeronaves, utilizando 7 delas em suas apresentações, em regime de rodízio. Nos próximos meses os pilotos continuarão seus treinamentos e adestramento na nova aeronave, pois seu envelope de vôo é diferente do T-27 Tucano, estando seu “debut” previsto inicialmente para o dia 7 de Setembro, em Brasília.
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foto por Sgt Johnson Agência Força Aérea |
Aeronave : Embraer Super Tucano A-29
Comprimento – 11.34 m
Envergadura – 11.14 m
Altura – 3.97 m no leme.
Velocidade máxima – 593 km/h
Fonte: www.asasmetalicas.com.br
SÃO PAULO - Sem avanço nas negociações entre empresas e trabalhadores, os aeronautas, categoria que reúne pilotos e comissários, decidiram entrar em greve nesta quinta-feira, 13. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na segunda-feira, 10. Os aeronautas ainda vão decidir como operacionalizar a greve, se parte da categoria irá trabalhar ou não.
O objetivo da greve é pressionar as companhias aéreas por melhores salários e condições de trabalho. Os aeronautas e aeroviários lutam por aumento real, enquanto as companhias oferecem índices iguais ou abaixo da inflação, conforme a faixa salarial.
Os trabalhadores também lutam para que as empresas comprometam-se em cumprir a regulamentação profissional, querem novos pisos e reclamam da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e da fadiga, que amplia os riscos de acidentes aéreos.
Protesto
Em reunião com as empresas aéreas, nesta quarta-feira, 12, não houve avanço nas negociações. Nos aeroportos, além da greve dos aeronautas, haverá protesto de aeroviários em apoio ao movimento, às 16 horas.
Os protestos serão feitos nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba) e Recife. Os aposentados e pensionistas do Aerus, antigos trabalhadores da Varig e Transbrasil, também participarão dos protestos, na luta para que a União garanta a integralização de seus benefícios.
Fonte: oestadao.com.br
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foto por Fábio Duarte |
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou autorização à empresa MAP Linhas Aéreas para operar voos regulares para os municípios de Lábrea (a 702 quilômetros a oeste de Manaus) e São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros a oeste), segundo o deputado estadual Sidney Leite (DEM).
De acordo com o parecer da agência reguladora, os aeródromos desses municípios não possuem capacidade operacional devido restrições de segurança. Entretanto, a TRIP Linhas Aéreas (empresa incorporada pela Azul) possui dois voos semanais para os municípios e vem operando regularmente.
O gerente de operações da MAP Linhas Aéreas, Geraldo Alves, afirma que a extrema carência de infraestrutura aeroportuária na região limita as opções de localidades que atenderiam a todos os requisitos internacionais para a operação regular. Mas ele também estranha o fato de a TRIP atuar, sem ser importunada. “Nas mesmas localidades solicitadas, a TRIP opera com aeronaves ATR 42-500, uma versão mais pesada que os nossos ATR 42-320”, comparou, para se contrapor a uma das justificativas apresentadas pela Anac, para não conceder a autorização de operação.
A MAP está requerendo uma frequência de três voos semanais para ambas as localidades e solicitou da Anac informações sobre o tipo de operação que a TRIP está realizando nessas localidades e os procedimentos operacionais autorizados, já que as justificativas apresentadas pelo órgão regulador são critérios que deveriam servir para todas as empresas, dentre eles, a falta de condições da pista de pouso.
Fonte: acritica.uol.com.br
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foto por terranoticias.com |
A Infraero abriu nesta terça-feira (4/12) a licitação para contratação do projeto executivo e obras de engenharia para a reforma e ampliação do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). A proposta arrematante foi de R$ 19,49 milhões.
O andamento do processo licitatório pode ser acompanhado neste link.
porta
As ações para o terminal 2 do aeroporto manauara preveem a ampliação do estacionamento de veículos, a climatização do saguão de embarque e desembarque, adequações às normas de acessibilidade, construção da praça de alimentação e outras melhorias, como adaptações para a melhor utilização da luz natural dentro do espaço. Com os serviços, a área do terminal 2 passará de 3.658 m² para 6.959 m². Já no estacionamento, o aumento será de 43%.
“As melhorias no terminal 2 garantirão uma infraestrutura ainda mais ampla para o Eduardo Gomes, que já recebe uma melhoria de grande porte com as obras de ampliação do terminal de passageiros 1”, destacou Aldecir de Oliveira Lima, superintendente de Manaus.
Fonte:Infraero