A partir de primeiro de julho a Azul iniciará um novo vôo ponto-a-ponto iniciado no sudeste, passando por várias capitais nordestinas e finalizando em BEL e MAO. A programação é a seguinte:

AZU 4206 2ª a 6ª > SDU 15h05 SSA 17h02/17h32 REC 18h47/19h22 FOR 20h43/21h17 BEL 23h08/23h38 MAO 01h38 > E-jet 190 (106 pax)
AZU 4207 2ª a 6ª > MAO 03h15 BEL 05h12/05h45 FOR 07h35/08h15 REC 09h15/09h45 SSA 10h52/11h25 SDU 13h37 > E-jet 190 (106 pax)
AZU 4234 aos sáb. e dom. > SDU 15h35 SSA 17h32/18h05 REC 19h09/19h42 FOR 21h05/21h35 BEL 23h25/23h55 MAO 01h55 > E-jet 190 (106 pax)
AZU 4235 aos sáb. e dom. > MAO 03h15 BEL 05h12/05h45 FOR 07h35/08h05 REC 09h15/09h45 SSA 10h52/11h25 SDU 13h37 > E-jet 190 (106 pax)


Com isso, a Azul segue algo que é praticado há bastante tempo entre as empresas brasileiras: rotas ponto-a-ponto entre o Norte e o Nordeste. No passado a Vasp (VP192/193), Varig/Cruzeiro (SC/RG 300/301) e Transbrasil (TR 500/501, 520/521) operaram vôos iniciados no Sudeste e Nordeste com múltiplas escalas, focando principalmente nos pax que voam trechos deste vôo. A Gol e a TAM possuem vôos que operam de forma semelhante, com múltiplas escalas (G3 1697/1830, JJ3890/3891/3892/3893) mas recentemente optaram por fazer outras formas desta modalidade de vôo, ligando diretamente MAO a FOR, e do Nordeste voando diretamente para a região Sul.
Azul reclama por incentivos

Companhia aérea diz que tem planos para ampliar sua presença no Amazonas, mas precisa de apoio do governo

Manaus, 27 de Março de 2011
Suzana Melo

Embora seja uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, Manaus não está na lista de prioridades da Azul Linhas Aéreas no que se refere a ampliação do numero de voos, ou mesmo de rotas, segundo o presidente da companhia Pedro Janot.

De acordo com ele, isso ocorre por conta da aparente falta de interesse do Governo do Estado em apoiar a iniciativa, já que há mais de dois anos, a presidência da empresa de aviação tenta negociar uma redução na alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Prestados (ICMS) do querosene de avião, mas até hoje não obteve resposta.

A declaração de Janot causou surpresa ao secretário estadual da Fazenda, economista Isper Abrahim, o qual confirmou que o Governo do Amazonas manteve várias conversas com a direção da companhia aérea no sentido de rever a alíquota sobre o querosene de aviação cobrada de ICMS no Amazonas, mas que a negociação não foi adiante por falta de uma definição por parte da companhia.

contrapartida
Janot afirma que desde o fim de 2009, ainda na administração do ex-governador Eduardo Braga, a Azul Linhas Aéreas vem tentando negociar com o Governo do Estado a redução do valor cobrado no ICMS, em contrapartida para mais investimentos da companhia aérea no que se refere a novas rotas para a capital amazonense.

Porém, sem uma resposta do Executivo, a empresa sequer pode planejar quais investimentos poderiam ser realizados na malha aérea. “Esse projeto está bolando em secretarias estaduais, desde a gestão de Eduardo Braga, mas não tivemos nenhuma resposta, o que também não aconteceu neste governo”, declarou o presidente da Azul.

“Fico muito surpreso com essa declaração do presidente da Azul. Nós temos conversado com a Azul há algum tempo e temos interesse de que a empresa aumente sua presença no Estado. Chegamos a discutir algumas propostas, mas a Azul tem interesse na isenção total do ICMS, sem nenhuma contrapartida para o Amazonas”, declarou Abrahim.

preliminar
De acordo com informações do diretor institucional da Azul, Adalberto Febeliano, as primeiras conversas surgiram ainda no final de 2008, no escritório da representação do Amazonas em São Paulo, por meio da presidente da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), Oreni Braga.

Felibiano assegura que Oreni sempre manifestou simpatia pelo ponto de vista defendido pela empresa, chegou a marcar alguns reuniões com secretarias estaduais para discutir o assunto. “Ela sempre foi uma defensora desta conversa e marcou uma série de reuniões, com diversas secretarias.”, lembrou o diretor.

parâmetro
As primeiras propostas discutidas giraram em torno dos parâmetros aplicados em estados como a Bahia e Minas Gerais, onde já é praticada uma política de incentivos fiscais cujos valores cobrados na alíquota de ICMS variam entre 3% e 4%.

Abrahim afirmou que, no momento em que a companhia aérea manifestar quais seus interesses em investimentos no Amazonas, receberá todo o apoio do Governo do Estado.

“Para que o Estado conceda a isenção é preciso uma contrapartida da empresa beneficiada, seja na geração de empregos, na produção e na instalação de fábricas. No caso da Azul, seria o aumento de linhas aéreas.

O Estado está sempre disposto a conversar e temos mantido uma relação satisfatória com todas as empresas que hoje investem no Amazonas. Vamos entrar em contato com a Azul e verificar se há algum avanço na conversa por parte da companhia”, disse

Investimento em outros estados

Por conta do número de reuniões, sem nenhuma definição, as novas possíveis rotas que poderiam ser implantadas pela Azul na capital amazonense, segundo o diretor Comercial da empresa, Paulo Nascimento, sequer foram planejadas. Ele diz que os valores hoje cobrados pelo Amazonas são altíssimos, com alíquotas de ICMS ultrapassando 17%.

“Estamos investindo muito na Bahia, onde existe todo um planejamento voltado a esse tipo de investimento. Basicamente, o que os governos buscam é que as empresas invistam em voos dentro do próprio estado. O que é algo que estamos preparados para fazer em cidades como Parintins, por exemplo. Para isso, a Azul está investindo em turboélices visando atender este mercado, que é o que já estamos fazendo em São Paulo”, detalhou.

“O Amazonas precisa rever sua política de ICMS. Não vai adiantar, por exemplo, liberar a redução da alíquota em cima da Copa, porque nessa época, haverá interesse do público e o cliente vai pagar a tarifa que for para ir. O ideal é que essa analise de liberação e investimentos seja feita antes para o crescimento da economia como um todo. Por hora, Manaus está fora da nossa análise”, disse o presidente da companhia, Pedro Janot.

O entrave burocrático não prejudica somente as propostas de investimentos para a Azul. “Uma vez negociada a redução de ICMS, todas as companhias aéreas são beneficiadas, o que significa um leque maior de investimentos em todos os aspectos”, observou o diretor comercial, Paulo Nascimento.

Janot disse que os entraves no Amazonas levam a companhia a focar em estados que estão investindo e cooperando para a ampliação da malha aérea da empresa.

A necessidade de uma redução alíquota do ICMS do querosene, conforme Pedro Janot, se deve ao fato de Manaus ser a rota mais longa realizada pela companhia. Por este motivo, o diálogo sobre uma possível redução é mais que necessário, uma vez que o combustível representa 40% do total dos custos de uma linha e, quanto mais distante é o destino, mais pesa nos custos para a empresa e na tarifa que é repassada ao cliente.
O blog mostra hoje um vídeo do amigo e colaborador Rogério Ruiz num vôo da Copa Airlines procedente do Panamá em aproximação sobre o Rio Negro.


De autoria do nosso amigo e colaborador Cmte. João Henrique Moraes publicamos hoje uma foto do tipo TAIL (estabilizador) do novo ATR 72 da Azul Linhas Aéreas o PR-AZS no solo em Campinas (VCP).

ATR-72 - 202
PR-AZS
Foto por: João Henrique
Foto por Fábio Duarte


Na foto que publicamos hoje, um instante de algum movimento durante o último domingo: o E175 da Trip parte rumo à CNF enquanto o 738 da Gol e o A320 da TAM aguardam a vez para estacionar no gate.

Boeing
Boeing 747-8JK Intercontinental N6067E
Foto por David Lilienthal (@KPAE, 20/03/2011)



Pouco mais de um mês após ser apresentado ao público, o Boeing 747-8 Intercontinental realizou neste domingo seu primeiro vôo. O avião decolou da pista de Paine Field/Snohomish County (PAE/KPAE) às 0956LT (1256 AMT, hora Manaus), para um vôo de teste de 4 horas e meia de duração cujo destino final foi o aeroporto de Boeing Field (BFI/KBFI), em Seattle. O callsign utilizado foi BOE8.






Durante o vôo de teste, cujo trajeto pode ser visto aqui, o 747-8I não ultrapassou os 20 mil pés de altitude, pousando em Boeing Field às 1425LT (1725 AMT, Hora Manaus). Até agora encomendaram o 747-8 Intercontinental a alemã Lufthansa, a Korean e a Air China.
O Blog traz hoje um vídeo feito pelo nosso amigo e colaborador Cmte.Ribamar, realizando um vôo entre Manaus (SBEG) e Porto Urucu (SWUY)com chuva e pouso em Hi Speed.


Segundo noticia vinculada no site da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas O deputado Ricardo Nicolau (PRP), informou nesta quarta-feira (23), que o presidente da empresa Transportes Aéreos de Portugal (TAP), Fernando Pinto, vem a Manaus no segundo semestre deste ano para um debate crucial para o turismo no Amazonas: a implantação de uma linha aérea direta entre Manaus e Lisboa.

“Manaus pode ser a cidade escolhida pela TAP, mas ainda vai disputar esse investimento com Belém.

Essa decisão só será tomada no segundo semestre porque, de acordo com o que me informou o presidente Fernando Pinto, atualmente a empresa está às voltas com a implantação de sua frota em Porto Alegre (RS)”, revelou Nicolau.

Fonte:http://www.aleam.gov.br/ANoticia_Materia.asp?id=6112
ABSA Cargo Airline
Boeing 767-316(ER)(F) PR-ACG
Foto por Fábio Duarte


Trazemos nesta quarta uma belíssima foto da decolagem do PR-ACG, que estava bem leve e levantou vôo antes da metade da 10/28.
Publicamos hoje 2 fotos do 727 da Fedex prefixo NF220FE cumprindo o vôo FDX9121 procedente de TJSJ/SJU no domingo (13/03). A aeronave permaneceu em solo amazonense por 3 horas e após seguiu vôo rumo a VCP (Campinas) onde ficará baseada.



Trazemos agora o log de alguns movimentos da tarde de domingo (13/03):

Empresa Voo Matrícula POB

JJ 3305 PR-MHN 098
JJ 3891 PR-MYJ 172
8R 5303 PP-PJE 062
JJ 8076 PT-MSU 165
M3 8462 PR-ACG 002
JJ 3749 PT-MVC 216
G3 1641 PR-GGG 178
JJ 3541 PR-MBG 163
G3 1631 PR-GGO 144

Das 15:00 até 17:20


Neste domingo o Blog do Manaus Spotting Team completou 100.000 visualizações desde o início da contagem em 03/05/2009. Esta ocasião é essencial para agradecermos (mais uma vez!) nossos visitantes, parceiros, amigos e todos aqueles que passam pelo Blog. Agradecemos também àqueles que comentam e nos escrevem, seja para dar sugestões, críticas e elogios.

Este é sem dúvida um marco que muito nos envaidece. Graças a todos vocês o MSTeam hoje é uma realidade e um dos principais grupos de spotting do país. Por isso mais uma vez dizemos: MUITO OBRIGADO!



Na madrugada e manhã deste domingo, o movimento de biz jets realizando escalas técnicas em MAO foi intenso. Segue o log fornecido pelo Flight Aware


N605FR CL60 Int'l de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL) 00:08 EST 05:08 UTC
PTSCR E135 Westchester County (KHPN) 22:51 EST 03:51 UTC
N749GP F2TH Int'l de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL) 21:45 EST 02:45 UTC
PTPTL C750 Int'l de Miami (KMIA) 21:19 EST 02:19 UTC
PTTNE C680 Int'l de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL) 20:50 EST 01:50 UTC
N200GA GALX Int'l de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL) 17:41 EST 22:41 UTC


Além desses movimentos, estão previstos mais alguns aviões executivos e o pouso de um 727-200F da FedEx, procedente de TJSJ rumo à SBKP:

TPA841 B762 Int'l de Miami (KMIA) 06:57 EDT 15:53 UTC
PTSKW E135 Int'l de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL) 08:11 EDT 17:11 UTC
TAM8077 B763 Int'l de Miami (KMIA) 08:42 EDT 17:34 UTC
N401FT GLF4 Providenciales Int'l (MBPV / PLS) 14:00 UTC 17:59 UTC
TUS8451 B763 Int'l de Miami (KMIA) 09:50 EDT 18:40 UTC
FDX9121 B722 Int'l Luis Muñoz Marin (TJSJ / SJU) 11:57 AST 19:12 UTC

Ecuatoriana de Aviación
Boeing 727-287/Adv HC-BXU
Foto por Ricardo Rodrigues (@MAO, Junho de 2000)



As fotos acima, de autoria de Ricardo Rodrigues, possuem mais de uma década todavia remontam a um período no qual a VASP expandiu suas operações pela incorporação de empresas e a criação do conhecido Vasp Air System.

Dentre as empresas que compunham o Vasp Air System, a Ecuatoriana de Aviación operava no final da década de 90 e início dos anos 2000 a rota GYE-UIO-MAO-GRU (GYE=Guayaquil, UIO=Quito), utilizando para isso Boeing 727-200 dividido em duas classes. A perna doméstica MAO-GRU era vendida como vôo Vasp e ocorria tanto embarque como desembarque de passageiros em Manaus.


Mapa de rotas Vasp Air System - 1998


O embarque do trecho MAO-GRU ocorrida por volta da 0130LT, com pouso em Guarulhos antes das 6 da manhã. O retorno ocorria por volta das 11 da manhã (hora de Brasília), sendo que o 727 chegava em Manaus praticamente junto do RG200, operado no fim da década de 90 com Boeing 747. O serviço de bordo era composto de lanche no trecho MAO-GRU e duas opções de almoço (carne ou massas) na perna GRU-MAO.


TAM
Airbus A330-223 PT-MVT
Foto por Fábio Duarte



O PT-MVT é até o presente momento o mais novo Airbus A330-200 da frota da TAM. Na foto que publicamos hoje o mesmo é flagrado no belíssimo momento da flexão de asas quando da decolagem do JJ3749.

SAVA - Serviços Aéreos do Vale Amazônico
Curtiss C-46A-10-CU Commando PP-NMH
Foto por Patrick Santana (@ITA/SBIC - Itacoatiara, AM)



Trazemos nesta terça-feira de Carnaval alguns registros de uma aeronave que se encontra abandonada há cerca de 30 anos no município de Itacoatiara, situado a 270 km de Manaus pela rodovia estadual AM-010. Este avião já provocou diversas intenções de viagem dos membros do MSTeam para visitá-la, mas neste Carnaval isto tornou-se realidade.

Nosso colaborador e membro do MSTeam Patrick Santana traz registros das atuais condições de um clássico Curtiss C-46 Commando que encerrou seus dias operacionais servindo à SAVA. O PP-NMH foi construído em maio de 1943, número de série 26508 e possui um par de motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp cada. Originalmente serviu à Força Aérea Americana (USAAF e depois USAF) com a matrícula 41-12381. Foi convertido como aeronave civil em 1960 e voou para a LB Smith Aircraft Corp. com a matrícula N9340R.

O C-46 foi então vendido à NAB - Navegação Aérea Brasileira em 20/12/1960 e em fevereiro de 1962 foi repassado à VASP após a fusão NAB/Lóide/VASP. Em junho de 1968 foi arrendado à SAVA, depois comprado pela mesma; seu certificado de aeronavegabilidade expirou em 30/04/1976.





A aeronave também foi operada pela TABA. A correta data de desativação nos é desconhecida, mas a julgar pela época em que a SAVA operou a maior probabilidade é de que o C-46 esteja parado em SBIC há cerca de três décadas.

Agradecimentos a Vito Cedrini pelas informações sobre o PP-NMH.
Trip Linhas Aereas
ATR 42-300 PR-TTG
Foto por Rafael da Fonseca Sobreiro (@GRU)
Entregue para a Manaus Aerotaxi/MAP Linhas Aéreas em 06/03/2011



Segundo informações obtidas em diversos foruns, mailing lists e confirmadas por alguns de nossos colaboradores e insiders, a Manaus Aerotaxi começa em 2011 a dar um grande passo na sua intenção de expandir suas operações na Amazônia. A empresa recebeu ontem, 06/03/2011, uma aeronave ATR-42 que pertenceu à Total e depois à Trip, de matrícula PR-TTG.

A aeronave realizou voo de entrega entre o aeroporto da Pampulha em BH e Manaus, com a chegada ocorrendo na tarde do dia 06. Além de um novo equipamento, que se junto à frota composta de Embraer EMB110 Bandeirante, Embraer EMB121 Xingu, Mitsubishi Marquise, Cessna 208B Grand Caravan, Rockwell Turbo Commander e um executivo Cessna Citation III a empresa assumirá o nome de MAP Linhas Aéreas, que coincidentemente serve tanto como referência a família que é proprietária da empresa como ao verdadeiro novo nome: Manaus Aerotaxi Participações Ltda.

Conforme noticiado pela revista Voar Na Amazônia, ano 1, edição número 2 (nov/dez 2010), a intenção da MAP é voar inicialmente para cidades como Tabatinga, Tefé, Parintins e Eirunepé. Apesar de a intenção ser operar na Amazônia brasileira, o foco será o estado do Amazonas.

O PR-TTG foi fabricado em 1986; abaixo segue sua história operacional:

PR-TTG ATR 42-312 20
PW120
Total Linhas Aereas 1986
dd 9/04, wfu 11/10
F-OHOT ATRiam Capital


EK-42021

Armavia
F-OHOT

Air Mandalay
I-ATRN

Alitalia Express
SX-BIX

Olympic Aviation
I-ATRB dd 7/10/86
ATI Aero Transpoti Italiani
F-WWEG ff 6/23/86
ATR


Integrar a Amazônia pelo ar é uma missão árdua. Desejamos sucesso à MAP, que a mesma ocupe um lugar de destaque nos céus amazônicos e que trace uma brilhante história na aviação do Estado. O Manaus Spotting Team parabeniza e deseja sucesso aos proprietários e colaboradores por esta nova etapa.
Ponta Pelada foi o principal aeroporto da cidade de Manaus durante 22 anos: inaugurado em 1954, serviu como porta de entrada para a capital amazonense até a inauguração do Eduardo Gomes em 1976. As fotos abaixo pertencem ao acervo do Coronel Roberto Mendonça, militar aposentado, escritor e editor do Blog do Coronel Roberto.

O aeroporto já era Base Aérea quando o VII COMAR estabeleceu-se em 1983. Até o início da década de 2000 Ponta Pelada era utilizado como alternativa quando o Eduardo Gomes estava fechado devido aos nevoeiros comuns da madrugada, todavia hoje não é permitido que isto ocorra. As fotos abaixo datam da décadas de 1950 e 1960, retiradas de cartões postais e recortes de jornal.


Ponta Pelada na década de 1950


Cartão Postal da década de 1950


Cartão Postal da década de 1950 com vista do pátio


Recorte de jornal mostrando Ponta Pelada no final das obras


O vídeo, de autoria de Fares418, mostra um pouco das operações de uma das principais empresas de taxi aéreo do estado, a Amazonaves.
O Blog traz hoje 3 fotos que vão deixar muitos entusiastas com saudades, trata-se do 737-300 da Varig de prefixo PP-VOZ no seu ultimo vôo em Manaus cumprindo o RG2205 MAO/BSB/GIG no dia 03/08/2008. O mesmo decolou as 13:45lt deixando para trás um verdadeiro saudosismo para os passageiros, funcionários e tripulantes.


Varig - RG 2205
Boeing 737-3K9 PP-VOZ
Foto por: Rodrigo Seixas

Varig - RG 2205
Boeing 737-3K9 PP-VOZ
Foto por: Rodrigo Seixas


Varig - RG 2205
Boeing 737-3K9 PP-VOZ
Foto por: Rodrigo Seixas