Nas duas primeiras fotos está o Savóia-Marchetti S.55, o Jahu, único exemplar do hidroavião ainda existente no mundo. O valor histórico do Jahu reside no fato de ele ter realizado a terceira travessia do Atlântico Sul em 1927 (e a primeira por uma tripulação brasileira), numa rota iniciada em Gênova, Itália, em 13/10/1926, passando por Valência, Alicante, Gibraltar, Ilhas Canárias e Praia (Cabo Verde). Nesta localidade o Jahu permaneceu ancorado por meses devido a insubordinação de um membro da tripulação e falta de peças para manutenção, partindo desta localidade em 28/04/1927; durante doze horas ininterruptas o Jahu voou até Fernando de Noronha, estabelecendo novo recorde de vôo sem escalas no Atlântico Sul (o recorde já era do Jahu no trecho entre Canárias e Praia, superando os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral).De Fernando de Noronha o Jahu partiu para Natal, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, até o pouso final na represa de Santo Amaro em São Paulo em agosto de 1927. O Jahu jamais voaria novamente. O Jahu foi doado ao acervo do Museu TAM e já estava exposto antes da reforma e ampliação do Museu, todavia encontrava-se sem o motor e sem outras marcas na pintura salvo o nome do avião.
Nas últimas duas fotos a TAM presta uma grande homenagem à Panair do Brasil. A empresa resgatou no Paraguai um exemplar do Lockheed L-049 Constellation que estava abandonado e praticamente sem qualquer condição de ser restaurado. Após um longo e minucioso trabalho, o Constellation ganhou as cores da Panair do Brasil, empresa fechada em 10/02/1965. A última matrícula utilizada pelo Connie foi N86533, sendo que após a restauração recebeu a matrícula fictícia PP-PDD e nome "Bandeirante Domingos Jorge Velho". Valor histórico a parte, o Connie é sem dúvida o avião que mais chama a atenção em todo o museu, dada sua impecável conservação, suas linhas clássicas e a lembrança de uma empresa que foi nossa flagship para a Europa e África até o seu fechamento. Um fato interessante é que o avião é originalmente um L-049, fabricado para a KLM em 1946, mas que em 1950 foi convertido para L-749 e repassado à Capital Airlines. O avião passou por vários operadores até ser retido no Paraguai com carga ilegal no fim da década de 70.
O Manaus Spotting Team agradece a todos os amigos de São Paulo e de outras cidades que estiveram conosco durante a visita ao Museu TAM. Muito obrigado! A partir de amanhã começaremos a trazer a cobertura da segunda edição de 2010 do Domingo Aéreo da Base Aérea de Manaus, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Foto por Frederico Cavalcante
No final da tarde de segunda-feira pousou mais uma vez em Manaus o Boeing 767-300F CS-TLZ, pertencente à EuroAtlantic Cargo. O avião pousou às 1740LT, procedente de KMIA, cumprindo o voo FWL765 para a Florida West International Airlines.
Nas duas primeiras fotos o PP-SBG, um Embraer EMB110 Bandeirante que ostenta um esquema de pintura utilizado pela TAM em cada lado, sendo o da segunda foto a primeira pintura usada pela TAM enquanto companhia aérea regular.
Na terceira foto está o Fokker 100 PT-MRL, representando o enorme salto dado pela companhia na década de 90 quando começou a utilizar o jato holandês. O PT-MRL foi danificado substancialmente após um pouso de barriga em VCP, no dia 30/08/2002. O avião não voltou a voar, mas foi utilizado por muito tempo na academia de formação de comissários da empresa, sendo que é a única aeronave do Museu que pode ser visitada no seu interior.
As duas últimas fotos são do Fokker 27, aeronave que foi utilizada pela TAM com destaque na Super Ponte TAM a partir de 1987. O PT-LAF pertencia à VICA e ficou por anos abandonado em Cumbica, sendo restaurado e pintado nas cores da TAM.
Na parte final da cobertura fotográfica de nossa visita faremos uma homenagem a duas aeronaves clássicas: o Lockheed L-049 Constellation e o Savoia-Marchetti S.55, o Jahu.
A partir das 10h da manhã deste domingo ocorrerá uma edição especial do Domingo Aéreo da Base Aérea de Manaus. Segundo os coordenadores do evento, além dos tradicionais aviões de transporte baseados na BAMN, haverá também a presença de aeronaves baseadas noutros estados. A grande atração da tarde todavia é a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea AKA Esquadrilha da Fumaça, prevista para iniciar às 1600LT. O encerramento do domingo aéreo está previsto para as 17h.
Airbus A319-115XCJ CS-TFU
Foto por Paulo Carvalho (@FAO)
Encontra-se pernoitando no box 21 do AIEG o A319 ACJ CS-TFU, pertencente à Omni Aviação e operando para a White Airways. O ACJ chegou na tarde de hoje e sua partida está prevista para amanhã às 1300LT, sendo que o destino e procedência do mesmo ainda não são do nosso conhecimento. Em 2009 outro ACJ da Omni, o CS-TLU, trouxe o Príncipe Charles a MAO em visita oficial.
Boeing 737-408(SF) PR-LGR
Foto por Starliner (@GIG) via Aeroentusiasta
Artigo do Aeroentusiasta aqui.
Boeing 757-236(SF) PR-LGN
Foto por Frederico Cavalcante
Avião faz parada de emergência em Manaus e interdita aeroporto
A Infraero informou que as decolagens foram suspensas e os pousos foram alternados para o Aeroporto Ponta Pelada, no Educandos.
Foto por Mastercaptain via CR
Manaus - Avião da empresa VarigLog, com destino a São Paulo, realizou uma parada de emergência por conta do estouro de um dos pneus do trem de pouso enquanto fazia taxiamento para decolar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nesta quarta-feira, por volta das 8h30.
Durante o incidente, a Infraero informou que as decolagens foram suspensas e os pousos foram alternados para o Aeroporto Ponta Pelada, no Educandos. Outros quatro vôos que estavam previstos para pousar pela manhã foram alternados para os aeroportos de Tefé (AM), Itaituba e Santarém (PA).
Apenas por volta das 11h45 a situação foi normalizada no aeroporto Eduardo Gomes. A demora se deu em virtude do grande volume de carga no avião da VarigLog que precisou ser retirada para que o pneu fosse trocado e o avião pudesse sair da pista.
De acordo com informações da assessoria o avião fazia o taxiamento em direção a pista de decolagem, porém o incidente com o pneu acabou por atrasar a decolagem e por medida de segurança as operações foram suspensas enquanto é feita a contingência no trem de pouso.
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10/11/10 15:31 - 10/11/10 21:00
RWY 28 FST 800M CLSD DEVIDO ACFT ACIDENTADA)
10/11/10 15:32 - 10/11/10 21:00
DIST DECLARADAS RWY 10/28 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 10 1900M 1900M 1900M 1900M
RWY 28 1900M 1900M 1960M 1900M)
(G2159/2010)
Boeing 767-323(ER) N348AN
Foto por JetStream Aviation (@GRU)
Por volta das 0430LT de hoje pousou em Manaus o Boeing 767-300 da American Airlines de matrícula N348AN, que cumpria o AA930 GRU-MIA. O avião alternou por motivos técnicos, e após desembarcar bagagem e passageiros na ponte F-13, foi tratorado para a remota T-01 em frente ao TECA, onde permanece até o momento.
A Infraero assinou nesta quarta-feira (3/11) a Ordem de Serviço para a execução das obras do estacionamento aberto para caminhões no Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). A licitação, aberta em 28/9, escolheu a empresa Prohidro Engenharia e Instalações Ltda. para a realização dos trabalhos, previstos para serem concluídos em março de 2011.
O estacionamento, um investimento de cerca de R$ 1,32 milhão, terá uma área de 5.061,89 m², proporcionando uma estrutura ampla para abrigar os veículos que utilizam o Terminal de Carga do aeroporto, o que também facilitará o tráfego de veículos menores na área do Teca. O estacionamento terá também um espaço comercial para melhor atender aos caminhoneiros que utilizam o espaço enquanto aguardam a liberação de cargas.
“A construção do estacionamento é um exemplo do trabalho que a Infraero está realizando para, além de realizar os serviços de logística com eficiência, atender com conforto os diversos públicos que se utilizam dos terminais de logística”, pontuou Rubem Ferreira Lima, superintendente da Regional Noroeste.Melhorias no Terminal de Logística de Carga de Manaus
A construção do estacionamento de caminhões é a mais recente de uma série de obras de infraestrutura para aumentar a capacidade do Terminal de Logística e Carga do Aeroporto de Manaus. Desde dezembro de 2009, os Terminais 1 e 2 do Teca de Manaus passam por reformas para adequação e ampliação, com término previsto para julho de 2011.
Entre os trabalhos sendo feitos, estão a ampliação dos espaços de armazenamento dos terminais, implantação de novas instalações elétricas, a criação de um novo espaço de 720 m² para abrigar a Receita Federal e a construção de uma passarela elevada de 72 metros interligando os Tecas 1 e 3. Além disso, a Infraero entregou, ainda no primeiro semestre de 2010, um armazém estruturado com 2.500 m² para dar suporte às atividades do Teca. “As obras serão de extrema valia para o fortalecimento da cadeia logística”, concluiu o superintendente Rubem Ferreira Lima.
Assessoria de Imprensa – Infraero
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