Canadair CRJ900 CX-CRI
Foto de dopraca via Contato Radar
Canadair CRJ | 900 | 15234 | | CX-CRI | Pluna | delivery 28-30sep10 YMX-…-MAO-MVD | ex C-GZQJ |
O Blog traz neste domingo um vídeo de autoria do nosso colaborador Rogério Ruiz que decolagem do Embraer 190 da Copa Airlines. O Embraer 190 voa entre Manaus e a Cidade do Panamá quatro vezes por semana desde julho de 2006.
Desde já agradecemos a todos os amigos e entusiastas de aviação ao redor do globo, àqueles que nos visitam e nos dão a imensa satisfação de receber comentários, aos nossos colegas dos blogs e sites de aviação no Brasil e no exterior.
Para visitar o Manaus Spotting Team Files basta acessar aqui.
Um grande abraço e muito obrigado!
Nos seus últimos anos de operação, a Varig chegou a possuir em sua frota um total de 8 aeronaves Boeing 777-200. Todavia, a despadronização entre os aviões era flagrante devido ao fato de a empresa necessitar do equipamento para aumentar a oferta em suas rotas de longo curso: dos oito 777, quatro eram do tipo Extended Range e quatro não eram ER.
Dentre os quatro 777-200ER dois eram novos de fábrica e tinham motores GE90 (PP-VRA e PP-VRB) e dois já haviam voado anteriormente na United mas tinham motores Pratt & Whitney (PP-VRE e PP-VRF).
Situação semelhante ocorria com os quatro 777 não-ER: dois eram ex-United e com motores PW (PP-VRI e PP-VRJ) e dois eram ex-British Airways e tinham motores GE90 (PP-VRC e PP-VRD). Estes dois últimos 777 eram conhecidos por necessitarem de bastante manutenção (estavam entre os primeiros 777 fabricados) e, como eram utilizados pela British na travessia Europa-EUA, possuiam uma Classe Executiva relativamente grande, com mais de 70 assentos. O fato de não terem alcance estendido limitava a operação dos 777 não-ER para a América do Norte, uma vez que se fossem utilizados para os vôos para a Europa necessitariam de um pouso técnico para reabastecimento (que poderia ocorrer em Recife ou na Ilha do Sal).
Ao PP-VRD coube a "honra" (nada prazerosa) de ser o primeiro Boeing 777 a ser desmontado. O avião é um 777-236, cujo número de série é 19 e que fez seu primeiro vôo em 03/12/1995. Foi entregue à British Airways em 12/01/1996 com a matrícula G-ZZZE. Voou na empresa britânica por 6 anos e em 2003 passou para a Khalifa Airways como 7T-VKQ e em 01/03/2004 foi recebido pela Varig com a matrícula PP-VRD.
Com a crise da Varig, em abril de 2006 a aeronave foi devolvida e voou para o aeroporto americano de Marana (MZJ) no Arizona, que é um dos mais conhecidos "cemitérios" e local de armazenagem de aeronaves. Em dezembro do mesmo ano o VRD, já rematriculado como N703BA foi adquirida pela Universal Asset Management e decidiu-se pelo desmonte da mesma. Na época houve rumores de que o avião seria comprado pela Royal Brunei Airlines, junto do "irmão" PP-VRC, fato este que não se concretizou.
Manaus - Um avião da empresa aérea Trip, de prefixo PP-PTK, com 42 pessoas a bordo, acabou de fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O Corpo de Bombeiros já confirmou a informação de que a aeronave enfrentou problemas no trem de pouso e, por isso, sobrevoou a cidade para gastar gasolina e, assim, facilitar a aterrisagem.
Os 38 passageiros e quatro tripulantes já desembarcaram no Eduardinho, ao lado do aeroporto internacional. Não houve feridos com a manobra. Antes do pouso ser efetuado com sucesso, houve duas tentativas. Haviam quatro ambulâncias e uma moto-ambulância, além de sete equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sete viaturas da Defesa Civil e mais nove da Academia de Bombeiros Civis do Amazonas (Abcam).
O avião estava com destino a Itaituba, no interior do Pará, e voou durante duas horas e meia em pane. Um dos passageiros, o presidente do Sindicato dos Madereiros do Pará, Osvaldo Romanelli, disse que uma pessoa passou mal durante o voo, mas o clima, embora tenso, foi sem pânico.
"Embora a tripulação não falasse qual era o problema, nos passavam tranquilidade, só ficamos atemorizados quando perto do pouso vimos na pista muitos carros de resgate e ambulância", contou.
A Trip já informou que os passageiros seguiram voo para Itaituba no início da tarde e já chegaram em Itaituba.
Avião já havia apresentado problemas
Por volta das 20h desta quinta-feira, o voo que saiu de Belém e passou por Altamira acabou sendo encerrado precocemente em Santarém por causa de problemas na aeronave. A Trip então colocou os passageiros num avião da TAM para Manaus e adiou a passagem por Itaituba para a manhã de hoje.O voo era o 5317 e o avião era de modelo ATR-72
Às 6h desta sexta-feira, os passageiros com destino a Itaituba, após dormirem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, recomeçaram a viagem, mas logo perceberam que estavam no mesmo avião que apresentou problemas em Santarém. Logo após a decolagem, os problemas recomeçaram até o novo pouso em Manaus. As informações foram repassadas pelo passageiro Otávio Neto, historiador de 32 anos de idade.
Entre os passageiros estão políticos paraenses em campanha pelo interior daquele estado, como o deputado estadual Miriquinho Batista (PT), e músicos da banda Calypso. Os passageiros reclamaram ainda que, desde o primeiro problema no voo, em Santarém, eles "só têm comido misto quente".
O comandante Mauro Cunha confirmou que o avião enfrentou problemas logo no início do voo. "Fizemos vários procedimentos para solucionar o trem de pouso até conseguir reativá-lo. Foi quando conseguimos efetuar o pouso com segurança", disse.
Dassault Falcon 2000 PR-WSM
Foto por Comandante Luiz Ribamar
Tefé (TFF/SBTF) 16/09/2010
O Blog publica hoje um registro do Falcon 2000 da AeroRio, com stickers do Jornal Nacional e Bradesco, o qual está viajando pelo país no projeto JN no ar. Uma cidade de cada estado brasileiro está sendo escolhida para receber a equipe liderada pelo jornalista Ernesto Paglia e no Amazonas o escolhido foi o município de Tefé (TFF/SBTF).
A escolha de Tefé significou que o Falcon 2000 não necessitaria pousar em Manaus, uma vez que TFF opera aeronaves do porte do Boeing 737 (Varig, Cruzeiro e Rico já utilizaram o modelo na cidade).
O link para a matéria original publicada no Jornal Nacional pode ser encontrado aqui.
Boeing 737-36N SE-RHU
Foto por Frederico Cavalcante
Boeing 737 | -36N | 28560 | 2888 | SE-RHU | Viking Airlines | ferried 17-21sep10 LGW-KEF-YYZ-CUR-MAO-POA on return to lessor | ex B-2977 |
Boeing 737 | -36N | 28567 | 2971 | SE-RHV | Viking Airlines | ferried 19-21sep10 LGW-KEF-YYZ-CUR-MAO-POA on return to lessor | ex PK-GGU |
O Blog do Manaus Spotting Team completou hoje a marca de visitas de 100 países; o centésimo país a visitar o Blog corresponde a um IP da Albânia. Agradecemos a todos pelas visitas, colaboração e incentivo. Um abraço!
Boeing 737 | -36N | 28560 | 2888 | SE-RHU | Viking Airlines | ferried 17-18sep10 LGW-KEF-YYZ-CUR-MAO-POA on return to lessor | ex B-2977 |
Boeing 737-8EH PR-GTO
Foto por Frederico Cavalcante
Boeing 777-2DZ(LR) A7-BBD
Foto por Andrew Compolo
QATAR AIRWAYS - QR921 GRU-EZE
Dia 4 de setembro, passava-se das 13h00min, realizávamos nosso check-out no hotel Matiz. Logo em seguida nos direcionamos para o microônibus que nos deixaria no TPS 1 do aeroporto de Guarulhos. Começaria a expectativa para pegarmos o vôo para Buenos Aires, mas não era qualquer vôo, voaríamos com a Qatar Airways, uma das 5 empresas do mundo ranqueada como 5 estrelas, segundo o guia Britânico Skytrax, o mais conceituado do setor.
Já nos encontrávamos no TPS-1 e caminhávamos pelo saguão de GRU em direção ao check-in da Qatar no TPS-2, mas como os balcões só abririam as 15h00min, fomos dar uma olhada nos vidros com vista para o pátio de GRU, que operava as pistas 27L e 27R em um dia com poucas nuvens e com temperatura agradável. Horas depois voltaríamos para as posições de check-in.
Aproximadamente 15 minutos antes das 14h40min(nosso vôo partiria às 17h40min), os balcões já estavam abertos. Sem fila relevante, uma funcionária já aparecia com um cordial “Bem vindo a Qatar Airways” e fornecendo um bag-tag muito bem feito por sinal. Em poucos minutos já estávamos sendo atendidos e o “Bem vindo a Qatar Airways” era ouvido novamente, com identidade, passaporte e os cartões de credito e do Privilege Club em mãos, realizávamos nosso check-in com um atendimento muito atencioso e cordial. Boarding pass na mão, assento 12A marcado no site da empresa, agora era só esperar pelo tão aguardado embarque.
Boeing 777-2DZ(LR) A7-BBE
Foto por Steve Brimley
QATAR AIRWAYS - QR922 EZE-GRU
Nossa rápida passagem por Buenos Aires chegara ao fim. Tarde do dia 06, uma bela tarde com céu sem nenhuma nuvem e temperatura agradável, saímos de nosso hotel em Puerto Madero 5 horas antes do vôo, pegamos um taxi e dentro de aproximadamente 1 hora já estávamos no antiquado aeroporto de Ezeiza.
Nosso vôo partiria às 23h05min, balcões de check-in abertos as 20h e já encontrávamos uma pequena fila, que era causada por uma espécie de entrevista antes dos balcões de check-in. Realizada a mini entrevista, agora o caminho para o nosso check-in estava livre, novamente o check-in foi feito de forma cordial e atenciosa, milhas computadas no Privilege Club (mal sabia eu que isso iria me dar uma grata surpresa!) e boarding pass em mãos era hora de passar pelo processo de imigração. Neste horário EZE experimentava várias saídas internacionais, o processo de imigração era lento, perdemos bons minutos e com isso desfrutamos pouquíssimo do melhor Duty Free da America Latina. Se Ezeiza peca no quesito infra-estrutura, seu Duty Free dá um show.
Como é voar numa empresa aérea cuja qualidade de serviço encontra-se em alto padrão? Nossos colaboradores Eduardo Bentes e Wesley Lichmann voaram nas classes econômica e executiva do Boeing 777-200LR da Qatar Airways e em breve trarão o relato desta experiência ao Blog. Aguardemos!
Boeing 777-F6N N772LA
Foto por Frederico Cavalcante
Após cerca de 6 meses novamente operou em MAO o imponente Boeing 777-200F da LAN Cargo. O avião pousou no SBEG às 1020LT, em meio a intenso nevoeiro comum nessa época do ano e procedia de Miami como L7 1831. O N772LA decolou às 1210LT rumo a Bogotá, Colômbia.
Embraer 175 LR PP-PJB
Foto por Frederico Cavalcante
A partir de 16/11
TIB5302 CNF 0925 MAO 1250 Diário E175
TIB5303 MAO 1700 CNF 2025 Diário E175
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